English:
menu.gif

Google



MPB > Entrevistas

Savana Ferreira

Por: ZĂ© Carlos Lee & Luis Roberto T. Costa
Musical Sun, SĂŁo Paulo-Brasil, data: 26/01/2017

INTRO: Entrevistamos a jovem cantora Savana Ferreira, nascida em Cachoeira do Sul (RS). Ela tem se destacado em vĂĄrias bandas de baile, pela sua excelente qualidade vocal, cantando todos os estilos musicais, mas o que ela gosta mais Ă© a MPB onde ela pretende ter uma carreira solo.

Savana Ferreira - Foto: divulgação.
1) Quando começou na mĂșsica? E por quĂȘ?
Savana Ferreira: Comecei a cantar aos 9 anos, quando decidi entrar em um coral da cidade em que eu jå era fã. Troquei de escola só para poder entrar no coral, que na época só poderia participar quem estudasse na escola. Participei deste coral (Coral Cùndida) por 5 anos, onde viajamos por todo RS, gravamos CD e onde aprendi as técnicas vocais que as utilizo até hoje.
Sempre gostei de cantar e meus pais sempre me apoiaram muito. Tive microfones de brinquedo e com 5 anos meu pai me deu um microfone “de verdade” que eu podia cantar e gravar as mĂșsicas na fita K7 (risos).
NĂłs tĂ­nhamos toca discos e eu ouvia principalmente Xuxa e as Paquitas.
Mas comecei a cantar sozinha em bar com acompanhamento no violĂŁo aos 15 anos, quando este mĂșsico (Ilo ClĂĄudio) notou a minha voz em um grupo de vocal com mais 3 meninas.
Ele me chamou e perguntou se eu nĂŁo gostaria de cantar em bar.
E foi aí que tudo começou.
Desde entĂŁo, um trabalho chama o outro, e sempre recebo muitos convites.
2) O que a mĂșsica significa em sua vida? E Quais sĂŁo seus objetivos na mĂșsica?
Savana Ferreira: A mĂșsica pra mim Ă© uma expressĂŁo da alma.
Tudo aquilo que eu trago de bom, eu tento transmitir quando estou cantando.
Nunca tive e nĂŁo tenho grandes expectativas e objetivos nessa ĂĄrea, sempre levei muito como “hobby” apesar de me apresentar profissionalmente desde os 9 anos, ou seja, lĂĄ se vĂŁo 20 anos, jĂĄ tem um tempinho nĂ©!
3) Qual a sua formação musical? VocĂȘ Ă© autodidata? Como vocĂȘ vĂȘ a importĂąncia da teoria musical na formação dos mĂșsicos?
Savana Ferreira: Eu me considero intérprete apenas, pois não estudei teoria musical, infelizmente não me dediquei pra isso ainda, mas quem sabe! Eu me destaquei no coral desde o início, pela afinação. Tenho bom ouvido, raramente erro ou me perco no tom. Então desde pequena eu jå fazia solos.
Sem dĂșvida a teoria musical Ă© fundamental na vida de qualquer artista, mas como nunca me considerei uma, deve ser por isso que nunca levei essa ĂĄrea tĂŁo a sĂ©rio.
4) Qual o show que vocĂȘ assistiu e que mais marcou a sua vida? E Quais sĂŁo as suas maiores influĂȘncias musicais?
Savana Ferreira: Quando era criança sem dĂșvida foi o primeiro show que fui da Sandy e Junior, e depois de adulta o show do Faith No More, foi perfeito.
Costumo ir a shows de todos os tipos e estilos.
Sou fĂŁ de shows.
Minhas cantoras favoritas sĂŁo: Marisa Monte, Ivete Sangalo, Ana Carolina, CĂĄssia Eller, Adriana Calcanhoto, Fernanda Takai, sĂŁo muitas... adoro Djavan e Tim Maia entre muitos outros... atualmente a dupla AnaVitĂłria nĂŁo sai da minha playlist.
Savana Ferreira - Foto: divulgação.
5) Descreva um show marcante realizado por vocĂȘ. Algum fato inusitado? VocĂȘ jĂĄ cantou em vĂĄrias bandas, nĂŁo Ă©?
Savana Ferreira: Sem dĂșvida o show que mais me marcou foi quando eu subi num trio elĂ©trico pra cantar pra 5 mil pessoas no carnaval, com 16 anos... foi ali que tive que deixar o medo de lado.
Durante o carnaval do ano passado eu tropecei nos fios e quase cai, e um dos fios era do microfone da percussão, o microfone voou longe, foi muito engraçado, só pensava “ainda bem que não era a guitarra” (risos)
Jå passei por muitas bandas de baile e também sempre sou contratada no carnaval.
JĂĄ cantei black music e atĂ© fui “backing” em banda de pagode.
Atualmente, não posso mais participar de bandas e projetos que exigem esforço físico, pois tenho um problema grave de coração. O médico mandou me aquietar.
6) Comente sobre a estrutura que vocĂȘ utiliza em seus shows. & Quais equipamentos vocĂȘ utiliza em suas apresentaçÔes?
Savana Ferreira: Eu nunca tive um show meu, sempre cantei com bandas, entĂŁo nunca pude exigir nada...
7) Cite 3 ĂĄlbuns favoritos e por quĂȘ?
Savana Ferreira: Ivete Sangalo: “Real Fantasia”, pois foi um disco com mais mĂșsicas romĂąnticas do que axĂ© e ganhei ele do meu namorado.
Ana Carolina: “Estampado”, eu gosto de quase tudo que a Ana faz, mas este tem minhas cançÔes favoritas.
AnaVitĂłria, primeiro ĂĄlbum “AnaVitĂłria”, eu gosto de todas as cançÔes compostas por elas, Ă© uma dupla produzida pelo Tiago Iorc, as cançÔes e suas vozes me transmitem paz.
8) VocĂȘ tem feito muitos shows com diversos “Covers”, mas vocĂȘ compĂ”e mĂșsicas? E quando vocĂȘ pretende lançar um trabalho seu (Autoral) em formato oficial; para que o pĂșblico possa adquirir ou comprar? Qual Ă© o seu pĂșblico-alvo? Descreva como vocĂȘ compĂ”e suas mĂșsicas:
Savana Ferreira: Eu nĂŁo componho... Mas se eu tiver oportunidade e parceria, tenho vontade sim de tentar criar algo bem do meu jeito.
Savana Ferreira - Foto: divulgação.
9) Como vocĂȘ vĂȘ o cenĂĄrio atual da mĂșsica? DĂȘ sua opiniĂŁo sobre a cena musical no Brasil. Existe apoio da mĂ­dia para a mĂșsica de verdadeira qualidade?
Savana Ferreira: Que cenårio musical né, estamos a beira do abismo.
Onde no Youtube só funk tem vez, com bilhÔes de visualizaçÔes...
A mĂ­dia apoia aquilo que vai gerar ibope, somente isso, nĂŁo estĂŁo preocupados com a qualidade de mais nada, infelizmente.
10) Como vocĂȘ vĂȘ o papel das novas tecnologias e redes sociais em termos de divulgação e propagação de trabalhos musicais? Quais sĂŁo suas relaçÔes com elas?
Savana Ferreira: Ainda bem que tem o lado bom da tecnologia.
É fazer por si, batalhar e divulgar o trabalho nas redes sociais.
E contar com a ajuda de quem vai curtir o teu trabalho, pois se for bom, pode ter retorno.
Eu fiz um vĂ­deo de brincadeira e o pessoal gostou e começou a dar indicaçÔes de mĂșsicas... agora faço vĂ­deos para os amigos no Facebook, eles podem pedir mĂșsicas e eu gravo.
Tenho uma relação muito legal com meus seguidores.
11) Deixe aqui, aos nossos leitores, uma mensagem para quem estĂĄ começando na mĂșsica e que deseja seguir uma carreira artĂ­stica.
Savana Ferreira: Nunca deixe de sonhar porque vocĂȘ Ă© singular, precisa acreditar em vocĂȘ para que os outros acreditem tambĂ©m. E tenha sempre os pĂ©s no chĂŁo, seja humilde, seja sorridente para que as pessoas percebam que vocĂȘ passou por elas...
Deixe rastro onde vocĂȘ for. Propague o bem que o resto vem...

- Websites:
Youtube: https://www.youtube.com/user/savanaferreira
Facebook: https://www.facebook.com/savanaferreira
Instagram: @dicasdasavana

Web site:
e-mail: contato@dicasdasavana.com
Fone:
Endereço para correspondência:



 
Musical Sun® - Todos os direitos reservados.