English:
menu.gif

Google



ROCK > Entrevistas

Göran Edman

Por: Zé Carlos Lee
Musical Sun, S√£o Paulo-Brasil, data: 01/01/2007
Tradução: Michel Marcio

INTRO:
Nesta entrevista concedida ao web site Musical Sun, o brilhante vocalista sueco G√∂ran Edman pode nos relatar a sua fant√°stica trajet√≥ria como m√ļsico e compartilhar de sua experi√™ncia de trabalho em v√°rias obras significativas na cena internacional do rock.

Göran Edman - Foto: divulgação
1) G√∂ran, primeiramente gostar√≠amos de agradecer a voc√™ por nos conceder esta entrevista. Nos relate, como iniciou seu desejo em aprender m√ļsica?
G√∂ran Edman: O primeiro √°lbum que comprei foi ‚ÄúA Hard Day's Night‚ÄĚ dos Beatles e eu deveria ter cerca de 11 anos. Como voc√™ pode imaginar isso foi h√° muito tempo.
Meu amigo mais pr√≥ximo Jan‚Äď√Öke Palml√∂f que faleceu h√° poucos anos foi minha influ√™ncia mais importante junto de meu cunhado, quando veio minha sele√ß√£o de bandas e de √°lbuns durante o per√≠odo de minha adolesc√™ncia. Acho que foi a√≠ que foi quando come√ßou o meu interesse pela m√ļsica e onde come√ßou a se desenvolver.
2) Como foi seu in√≠cio na m√ļsica j√° como profissional? Algum fato marcante?
G√∂ran Edman: Acho que a palavra profissional n√£o √© a mais adequada para descrever a vida sendo m√ļsico porque √© quase imposs√≠vel viver com a renda que se adquire no dia-a-dia. S√≥ 1% dos m√ļsicos ativos conseguem viver disto. Voc√™ precisa de um trabalho paralelo, mas falando de profissional no tocante √† grava√ß√£o de √°lbuns eu acho que "Madison" tornou-se um marco.
"Diamond Mistress" foi o primeiro LP que eu gravei e portanto √© muito especial para mim. N√≥s gravamos um segundo √°lbum, ‚ÄúBest In Show‚ÄĚ, e fizemos uma pequena turn√™ no Jap√£o antes da minha vez de seguir adiante.
3) Como você faz para se aprimorar musicalmente? Utiliza-se de algum método de estudo?
Göran Edman: Não tenho qualquer método que eu esteja usando.
Tento permanecer de cabeça aberta e utilizo meus ouvidos de maneira muito crítica, sempre pronto a "matar meus queridinhos" se necessário. Sou muito metódico e perfeccionista, sempre tentando melhorar a mim mesmo, portanto nunca satisfeito, eu acho.
Eu mantenho minha voz ‚Äúcalibrada‚ÄĚ devido ao trabalho constante.
4) Quantos álbuns você já gravou? Conte aos nossos leitores, o que você absorveu de interessante de alguns dos álbuns que você já participou.
Göran Edman: Para ser honesto eu já perdi a conta, mas deve ser em torno de 25-30.
De muitas formas Yngwie Malmsteen foi importante para minha carreira, mas os √°lbuns "Eclipse" e "Fire and Ice" que eu gravei com ele n√£o s√£o meus favoritos.
Karmakanic é uma banda que representa a musica que eu costumava ouvir no começo da era progressiva de minha vida, só para mencionar uma banda.
5) Como √© o seu processo de composi√ß√£o musical? Voc√™ tem alguma m√ļsica preferida em sua carreira?
G√∂ran Edman: A m√ļsica progressiva tem sempre estado em meu cora√ß√£o, mas eu n√£o posso dizer que tenho uma inclina√ß√£o particular para algum estilo musical. Poderia ser qualquer coisa se o resultado, a composi√ß√£o musical e a produ√ß√£o forem interessantes.
6) Como foi tocar na banda do guitarrista Yngwie Malmsteen?
G√∂ran Edman: Foi uma experi√™ncia fant√°stica e eu sou orgulhoso pelo fato de eu ter estado apto a participar disso. Foi "Fogo e Gelo" literalmente, (* fazendo men√ß√£o ao t√≠tulo do √°lbum ‚ÄúFire and Ice‚ÄĚ do qual ele participou), mas na minha mem√≥ria s√≥ as partes felizes permanecem.
Göran Edman com Yngwie Malmsteen - Foto: divulgação
7) Como é o cenário musical na Suécia?
G√∂ran Edman: √Ārduo, pelo menos no meu campo de atua√ß√£o. Na maioria das vezes estou trabalhando com companhias independentes no Jap√£o, na It√°lia e na Alemanha, quando chega o lan√ßamento dos √°lbuns.
A Suécia com muito custo ganhou uma boa reputação, e tem depois da América e da Inglaterra, a maior produção de bandas bem-sucedidas e compositores na cena internacional.
8) O que você acha que é necessário para combater a pirataria de CDs pelo mundo?
G√∂ran Edman: Sou totalmente contra o download gratuito. √Č meu sal√°rio por um trabalho duro no est√ļdio que "evapora". Eu sou um compositor e ‚Äúmechanical royalties‚ÄĚ s√£o minhas fontes mais importantes de dinheiro para eu ser capaz de manter o meu bom trabalho. Eu compreendo que alguns √°lbuns por causa das gravadoras s√£o muito caros, mas h√° alternativas mais baratas para baixar as m√ļsicas na web hoje em dia, e que a ind√ļstria est√° crescendo r√°pido neste sentido. ...E eu conseguirei obter meu sal√°rio.
9) Conte-nos como √© seu processo de grava√ß√£o em est√ļdio. Como √© gravar um CD seu?
G√∂ran Edman: Continuo sem um √°lbum solo, mas eu fa√ßo v√°rios projetos em meu est√ļdio de casa. Usualmente eu recebo uma m√ļsica de fundo em um arquivo est√©reo e ent√£o eu inicio o processo de composi√ß√£o fazendo linhas mel√≥dicas e escrevendo as letras.
Passo a passo eu trabalho comigo dentro do personagem da can√ß√£o e no final eu cuido quase inteiramente dos arranjos para adicionar alguns destaques e fazer a m√ļsica um pouco mais vibrante.
Göran Edman - Foto: divulgação
10) Quais s√£o seus artistas favoritos? Algum destaque?
Göran Edman: …Alguns para mencionar: Stevie Wonder, Peter Gabriel, David Bowie, Tom Waits, Beck, Santana (yeah..) etc…
11) Você além de cantar brilhantemente, toca outros instrumentos musicais? Têm algum instrumento musical que você gostaria de aprender a tocar algum dia?
G√∂ran Edman: N√£o, eu n√£o toco nenhum instrumento, mas seria bom pra mim, aprender no√ß√Ķes de piano e teclado... Para as minhas composi√ß√Ķes, isso √©.
12) Como são as turnês que você realiza? Conte-nos algumas estórias sobre elas. Poderia nos descrever algum fato inusitado também?
G√∂ran Edman: Eu sou um ‚Äúrato‚ÄĚ de est√ļdio. Eu n√£o viajo mais tanto assim em turn√™s, e eu prefiro o est√ļdio, para ser honesto.
A turnê foi com Yngwie há quinze anos atrás.
N√≥s fazemos alguns ‚Äúgigs‚ÄĚ (pequenos trabalhos) e excurs√Ķes menores com o Karmakanic e √© isso.
Göran Edman (esquerda) com a banda de Yngwie Malmsteen - Foto: divulgação
13) Qual foi o show que mais marcou sua vida?
Göran Edman: Yngwie Malmsteen obviamente não pode ser ignorado.
14) Relate-nos como voc√™ tem sentido a receptividade do p√ļblico atrav√©s de seus √°lbuns. Voc√™ est√° fazendo algum novo trabalho atualmente?
G√∂ran Edman: O ‚Äúfeed-back‚ÄĚ e o apoio dos f√£s s√£o fant√°sticos e isto significa muito para mim. Na maioria das vezes os ‚Äúreviews‚ÄĚ tamb√©m s√£o bons.
Eu recebo e-mails do mundo inteiro. Isso é tocante.
Göran Edman - Foto: divulgação
15) O que voc√™ diria a um jovem que se espelha em voc√™ para aprender a cantar? E o que voc√™ diria para quem est√° come√ßando na m√ļsica?
Göran Edman: Sucesso é 90% suor e 10% talento.
E sorte, √© claro. N√£o tenha ilus√Ķes de fama. N√£o estamos nisto por causa do dinheiro, mas porque temos algo a dizer e mostrar para o mundo.
Isto não é competição.
√Č sobre encontrar a si mesmo e uma express√£o pessoal que seja √ļnica.
16) Quais s√£o seus planos futuros em rela√ß√£o √† m√ļsica?
Göran Edman: Fazer um álbum solo um dia se eu viver o suficiente para isto.
17) Obrigado Göran por sua atenção em responder nossas perguntas. Parabéns por todos os seus trabalhos realizados como um grande vocalista, e esperamos vê-lo o mais cedo possível aqui no Brasil. Deixe aos nossos leitores algum recado especial seu.
Göran Edman: Cuidem da Mãe Terra e salvem a floresta tropical. Todos nós dependemos disso.
Amo a todos vocês.
Web site: www.goranedman.net
e-mail:
Fone:
Endereço para correspondência:

My Space: www.myspace.com/goranedman




 
Musical Sun® - Todos os direitos reservados.